9 de ago. de 2008
Desespero
Há sentimento pior que o desespero? O desespero da espera, da angústia, da confirmação, do medo. Por que o desespero inclui em si mesmo todo um outro misto de sensações e de causas. Ninguém fica desesperado e ponto. E ele se faz terrível justamente porque a dor que causa é aquela que aguarda algo. Você se desespera porque não conseguiu quitar a dívida e sabe que vai ser despejado. Se desespera porque tirou más notas e vai ser reprovado. Se desespera porque disse palavras duras e agora não vai ser perdoado. Ou seja: ele sempre carrega junto de si uma conseqüencia futura, não é atemporal. E o pior, talvez: sendo essa conseqüência futura ela pode ou não acontecer. E é isso que mais preocupa: a incerteza. Puxa, que tal seria não conhecer o desespero?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
hoje não há desespero.
ontem, houve alegrias, choros, mas não existem mais.
amanhã, quem sabe, se uma bola de neve não role por encantado, ou um zeppelin prateado não torne geléia toda porto alegre.
enfim, o desespero existe na eminência de um fato. mas até ele não acontecer, por que sofrer? um dia ele não virará passado?
=)
Postar um comentário